domingo, 19 de junho de 2011

Introdução do Visual Basic Parte 2

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2.1 Criando sua primeira aplicação



Nesta seção, não vou entrar em aspectos técnicos de programação Visual Basic, no entanto, o que você precisa fazer é apenas tentar os exemplos abaixo para ver como faz em VB  programa como:

Exemplo a imagem abaixo é um programa simples. Primeiro de tudo, você tem que iniciar o Microsoft Visual Basic. Normalmente, um formulário padrão com o nome Form1 estarão disponíveis para que você comece seu novo projeto.Agora, clique duas vezes em Form1, a janela de código fonte para Form1 como mostrado na abaixo aparecerá. A parte superior da janela de código fonte consiste de uma lista de objetos e seus eventos associados ou procedimentos. Na figura abaixo, o objeto exibido é o formulário e o procedimento associado é de carga.


Quando você clicar na caixa de objeto, a lista drop-down irá mostrar uma lista de objetos que você tem inserido em seu formulário. Aqui, você pode ver um formulário com o nome Form1, um botão de comando com o nome Command1, uma etiqueta com o nome Label1 e uma caixa de imagem com o Picture1 nome. Da mesma forma, quando você clica na caixa de procedimento, uma lista de procedimentos associados com o objeto será exibido. Alguns dos procedimentos associados com o objeto Form1 são Activate, Click, DblClick, DragDrop, keyPress e muito mais. Cada objeto tem seu próprio conjunto de procedimentos.Você pode sempre selecionar um objeto e códigos escrever para qualquer um de seus procedimento, a fim de executar certas tarefas.

3.1 As propriedades de controle

Antes de escrever um procedimento de evento para o controle a resposta à entrada de um usuário, você tem que definir determinadas propriedades para o controle para determinar o seu aparecimento e como ele vai trabalhar com o procedimento de evento. Você pode definir as propriedades dos controles na janela de propriedades ou em tempo de execução.

Figura 3.1 à direita é uma janela de propriedades típicas de um formulário.Você pode renomear a legenda formulário para qualquer nome que você mais gosta.Na janela de propriedades, o item aparece na parte superior é o objeto selecionado (na figura 3.1, o objeto selecionado é Form1).Na parte inferior, os itens listados na coluna da esquerda representam os nomes de várias propriedades associadas ao objeto selecionado, enquanto os itens listados na coluna da direita representam os estados das propriedades.Propriedades podem ser definidas, destacando os itens na coluna da direita, em seguida, alterá-los digitando ou selecionando as opções disponíveis.





Por exemplo, para alterar a legenda, apenas destacar Form1 sob a legenda nome e mudá-lo para outros nomes.Você também pode tentar alterar a aparência da forma, definindo-a 3D ou apartamento. Outras coisas que você pode fazer são para mudar seu plano e cor de fundo, alterar o tipo e tamanho da fonte, habilitar ou desabilitar minimizar e maximizar botões e etc.

Você também pode alterar as propriedades em tempo de execução para dar efeitos especiais, tais como mudança de efeito de cor, animação, forma e assim por diante.Por exemplo, o código a seguir irá alterar a cor do formulário para cada vez que vermelho o formulário é carregado. VB utiliza o sistema hexadecimal para representar a cor. Você pode verificar os códigos de cor nas janelas de propriedades que estão sob apareceu ForeColor e BackColor.

Private Sub Form_Load ()
Form1.Show
Form1.BackColor = & & H000000FF
           End Sub

Outro exemplo é mudar a forma de controle para uma forma particular em tempo de execução por escrito o seguinte código.Este código irá mudar a forma de um círculo em tempo de execução.Mais tarde você vai aprender como mudar as formas aleatoriamente usando o RND função.

Private Sub Form_Load ()
Shape1.Shape = 3  
          End Sub 

Eu gostaria de salientar que saber como e quando definir as propriedades dos objetos é muito importante, pois ele pode ajudá-lo a escrever um bom programa ou você pode deixar de escrever um bom programa.Então, eu aconselho você a gastar muito tempo jogando com propriedades dos objetos.
Não vou entrar em detalhes sobre como definir as propriedades.No entanto, eu gostaria de salientar alguns pontos importantes sobre a configuração das propriedades.   
                                                                                                                                              
  • Você deve definir a propriedade Caption de um controle claramente para que o usuário sabe o que fazer com esse comando.Por exemplo, no programa de calculadora, todas as legendas dos botões de comando, tais como +, -, MC, MR são comumente encontrados em uma calculadora comum, um usuário deve ter nenhum problema em manipular os botões.
  • Um monte de programadores gostam de usar um nome significativo para a propriedade Name pode ser porque é mais fácil para eles para escrever e ler o procedimento de evento e mais fácil de depurar ou modificar os programas mais tarde. No entanto, não é uma obrigação de fazer isso, desde que você identifique os seus objectos de forma clara e usar comentários no programa sempre que achar necessário.T
  • Uma propriedade mais importante é se o controle está habilitado ou não.
  • Finalmente, você também deve considerar tornar o controle visível ou invisível em tempo de execução, ou quando ele deve se tornar visível ou invisível.

                         
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